Segurança Trabalho à Distância

04/17/2020

Colega,

desde o primeiro momento que o SNESup alertou para os problemas relativos à proteção de dados e segurança na utilização das plataformas de ensino à distância.

Neste momento circulam já na internet vídeos com a gravação indevida de aulas, demonstrando que os nossos apelos tinham razão fundada. Se há algo que esta experiência também demonstra é que a tecnologia possui diversas falhas (e não apenas de segurança).
Chamamos a atenção, de forma redobrada, para o perigo que constitui, para a avaliação de exames e testes externos, a  utilização de plataformas. Existem problemas de proteção de dados e salvaguarda da informação. Mesmo nas plataformas internas é conveniente acautelar situações de hacking, ou outras, que podem interferir com o regular funcionamento, incluindo das avaliações.
Tenha especial atenção perante plataformas que solicitam as suas credenciais do Microsoft Office 365, ou outras credenciais institucionais e pessoais. Pode estar a migrar os seus dados de autenticação para plataformas externas.
Por forma a difundirmos boas práticas enviamos recomendações da Comissão Nacional de Proteção de Dados, bem como do Centro Nacional de Cibersegurança relativamente à utilização das plataformas Zoom e Moodle (algumas das mais usadas).
É importante resguardar-se de risco alimentado por voluntarismos.
Mantenha-se segura/o.
#éparacumprir

Saudações académicas e sindicais
17 de abril de 2020

Share This