Colega,
a FCT recusou o pedido do SNESup e anunciou que não vai prorrogar o prazo para a submissão de candidaturas ao Concurso de Projetos de IC&DT em todos os domínio científicos. Ou seja, mantém-se a data de 30 de abril de 2020 para o encerramento das candidaturas.
Esta decisão é cega aos apelos da comunidade científica que também estão a sentir constrangimentos no trabalho como resultado das medidas extraordinárias de contenção à pandemia do Covid-19.
São inegáveis os constrangimentos que se têm colocado a todos perante esta situação, pelo que é do mais elementar bom senso prolongar os prazos anteriormente estabelecidos, bem como os prazos dos projetos.
Recorde-se o impacto que a atual situação de confinamento tem sobre a compaginação com uma vida familiar mais intensa (com necessidade acrescida de filhos, pessoas idosas, doentes), a articulação com um esforço acrescido de adaptação ao ensino à distância e o trabalho acrescido que resulta de um contacto permanente, as dificuldades de comunicação, incluindo para efeitos de concretização de acordos de cooperação (nomeadamente internacionais), a impossibilidade de utilização de recursos físicos como laboratórios, arquivos e projetos,
Cabe também realçar que as candidaturas desenvolvem-se num momento em que existem equipas de investigadores empenhadas no desenvolvimento de testes e de medicamentos para se chegar a uma vacina.
Salientamos também ausência de resposta da FCT ao pedido do SNESup para prolongar os prazos para as bolsas financiadas indiretamente (nomeadamente por projetos), bem como dos contratos a termo e a termo incerto financiados pela FCT (sendo que, no plano formal, a FCT nunca respondeu a nenhuma das comunicações do SNESup).
Gostaríamos, ainda de chamar a atenção para a situação de muitos Investigadores FCT, cuja continuidade do trabalho está posta em causa, nomeadamente pelas decisões que foram tomadas no Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual, aliado à debilidade das organizações de Ciência não terem constituído o necessário quadro de pessoal.
Saudações académicas e sindicais
20 de abril de 2020