Amanhã: Reunião Geral de Investigadores

05/15/2020

Colega,

relembramos que decorre amanhã a Reunião Geral de Investigadores, organizada pelo SNESup, para assinalar o dia da Ciência. Esta será uma boa oportunidade para debater os vários assuntos que preocupam os investigadores e as dificuldades que o setor da Ciência atravessa.

A reunião tem início às 14h30, com acesso através desta ligação:

https://us02web.zoom.us/j/85013561024

Entre o leque de assuntos, a Reunião Geral de Investigadores abordará os seguintes temas:

– emprego científico: resultados dos concursos CEECINd;
– atualizações salariais;
– extensão dos contratos em vigor;
– regulamentos internos das diferentes instituições de acolhimento;
– FCT:  não prorrogação do período de submissão de projectos e bolsas de doutoramento;
– irregularidades nos concursos dedicados à resposta à COVID-19.

Não esquecemos que durante o período pandémico que atravessamos a Ciência e a Investigação têm estado em destaque. Os investigadores empenharam-se na capacitação da resposta à infeção por SARS-CoV-2, procurando produzir vacinas, melhorar testes de diagnóstico e caracterizar a ação deste vírus em diferentes cenários. Dedicaram-se também à produção de conteúdos informativos, promovendo comportamentos protetores de todos, e combatendo pânicos contraproducentes.

Apesar da importância comprovada da Ciência e dos Investigadores, adivinha-se que, passado este período, nada terá mudado para melhor. O orçamento para a Ciência continuará a ser manifestamente insuficiente. Os Investigadores continuarão a ser maioritariamente precários. A FCT continuará a não conseguir dar resposta adequada às necessidades dum sistema que se debate continuamente para poder crescer.

Só uma ação coletiva articulada e participada poderá dar à Ciência e aos Investigadores a voz que merecem na crise que se avizinha.

Contamos com todos!

Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
15 de Maio de 2020

Share This