Petição contra concurso da FCT

02/24/2021

Colega,

relembramos que o SNESup lançou na semana passada uma petição para dar eco ao descontentamento generalizado que se vive entre os investigadores e para exigir que se cumpra a lei nos concursos lançados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Até hoje, a iniciativa já recolheu mais de 600 assinaturas. Mas é vital que a adesão à petição e esta tomada de posição seja mais vincada, de forma a que o  assunto seja discutido no Parlamento.

Desde o calendário dos concursos, que ignora e viola a lei do estado de emergência quanto à suspensão de prazos concursais, passando pelos critérios de avaliação/seriação que geram sérias dúvidas, são vários os motivos para manifestarmos o desalento e descontamento que vivemos, como é sublinhado no artigo de opinião da colega Teresa Summavielle.

Mas é essencial passarmos das palavras às ações. Perante o silêncio da FCT e da tutela do ministro Manuel Heitor, que ignoram a voz de uma das classes mais qualificadas do país, importa unirmo-nos para termos resultados.

Basta de desrespeito pelos investigadores e pela Ciência.

Para assinar a petição  “Para que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) respeite e cumpra integralmente as Leis da República Portuguesa nos concursos de projetos de IC&DT e Estímulo ao Emprego Científico Individual – 4.ª Edição” aceda a https://participacao.parlamento.pt/initiatives/1862 e no canto superior direito escolha “assinar”.

No caso de nunca ter usado a plataforma de petições do Parlamento, é necessário que se registe, agora, preenchendo o respetivo formulário com todas as informações requeridas com asteriscos que asseguram que a assinatura seja válida. Alertamos para que este processo de registo é confirmado através de email.

#éparacumprir

Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
24 de fevereiro de 2021

Share This