Colega,
em várias instituições de ensino superior estão presentemente a decorrer, ou tiveram lugar recentemente, processos eleitorais para os respectivos órgãos de governo. Esta circunstância tem evidenciado, nomeadamente nas universidades de Porto e Lisboa, o modo como uma parte significativa de investigadores não pode integrar listas de candidatos e participar nos orgãos por se encontrar contratualmente vinculada a instituições privadas sem fins lucrativos (IPSFL).
Apesar do resultado do trabalho destes investigadores contribuir para a produção científica e académica das instituições de ensino superior, a que estão associadas essas IPSFL, estes colegas estão excluídos da participação nos debates e decisões institucionais sobre orientações estratégicas.
Trata-se de uma grave limitação à democraticidade no Ensino Superior e Ciência.
A realização de eleições é um momento importante que determinará o projeto a concretizar em cada instituição nos próximos anos, dependendo dos valores e orientações daqueles que vierem a ser eleitos para integrar os órgãos e para exercer a liderança institucional.
É muito importante a participação alargada de colegas, integrando listas e debatendo os problemas existentes e as estratégias para os ultrapassar.
Apelamos à participação de todos nestes processos eleitorais.
#juntossomosmaisfortes
#éparacumprir
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
4 de maio de 2021