Colega,

o SNESup está a organizar uma reunião para discutir questões referentes às progressões nas carreiras e para esclarecer dúvidas sobre este assunto. A reunião decorrerá presencialmente no Instituto Politécnico de Setúbal, sendo possível a participação via zoom.

As regras para a progressão nas carreiras são cada vez mais profundamente desiguais entre as instituições e, em muitos casos, assentam em procedimentos pouco transparentes.

É urgente reivindicarmos mais progressões decorrentes de mecanismos mais justos.

Nos últimos anos, a elevada exigência das carreiras de docentes e investigadores não tem sido devidamente acompanhada por contrapartidas quer em resultado da avaliação de desempenho docente quer em oportunidades de progressão através de concursos.

As estimativas apuradas pelo SNESup, com base nos balanços sociais das instituições de ensino superior, indiciam que serão menos de 10% os docentes e investigadores que progrediram em 2018 e em 2019, seja através de alterações obrigatórias de posicionamento remuneratório em resultado de avaliação de desempenho ou através de procedimento concursal.

Os desafios e exigências nas carreiras de docentes e investigadores acentuaram-se nestes últimos dois anos de crise pandémica.

A reunião organizada pelo SNESup terá lugar no no Anfiteatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, entre as 14h e as 17h do dia 8 de julho.

Tendo em conta as limitações decorrentes do contexto pandémico, pedimos a quem pretenda estar presencialmente que nos envie um email com o respetivo nome para snesup@snesup.pt por forma a garantir que não se excede a lotação do anfiteatro.

Para participar via zoom é possível aceder através deste link.

É tempo de dignificarmos e valorizarmos a carreira.

 

#juntossomosmaisfortes
#éparacumprir

Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
06 de julho de 2021

Share This