Colegas,
Já está disponível no nosso site a tabela de remunerações base mensais atualizada com o aumento de 0,9% em vigor na Administração Pública desde o passado dia 1 de janeiro.
É expectável que este valor fique abaixo da inflação prevista para 2022 que deverá manter-se acima de 2% durante a maior parte do próximo ano, segundo estimativas recentes do Banco Central Europeu.
No caso da ciência e ensino superior, este exíguo aumento é ainda mais preocupante porque as progressões remuneratórias têm abrangido uma ínfima parte dos docentes e investigadores que são funcionários públicos. Para os professores, existem sistemas de avaliação de desempenho de enorme exigência quando comparados com os que vigoram em geral na Administração Pública.
Para os investigadores a ausência de revisão do Estatuto da Carreira de Investigação Científica significa a inexistência de sistemas de avaliação de desempenho adequados.
O SNESup continua a reivindicar a retoma dos níveis salariais e de condições de progressão remuneratória justas e mais abrangentes.
Os níveis salariais médios de investigadores e professores de ensino superior não podem continuar a diminuir paulatinamente.
#juntossomosmaisfortes
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
5 de janeiro de 2022