Reuniões com Partidos Políticos – PSD e BE

01/06/2022 | Comunicados

Colegas,

No momento em que os partidos políticos preparam os programas e campanhas eleitorais, a Direção do SNESup enviou pedidos de reunião àqueles que tiveram assento parlamentar na última legislatura. O objetivo destas reuniões é apresentar as nossas propostas de orientações políticas estratégicas para o ensino superior e ciência na próxima legislatura.

Na passada terça-feira, teve lugar a reunião com Maria da Graça Carvalho, Maria do Céu Patrão Neves e Luís Leite Ramos, respetivamente Coordenadora e Vice-Coordenadores da área de Ensino Superior, Cultura e Ciência no âmbito do Conselho Estratégico Nacional do Partido Social Democrata. Em finais de novembro, já tinha tido lugar a reunião com Luís Monteiro em representação da comissão responsável pelo programa eleitoral do Bloco de Esquerda.

No diagnóstico sobre os problemas que afetam o trabalho e o emprego de investigadores e docentes de ensino superior, destacaram-se de forma razoavelmente consensual: a insustentabilidade dos elevados níveis de precariedade contratual, a necessidade de definir de forma estável e duradoura mecanismos de progressão nas carreiras mais justos, transparentes e abrangentes, bem como a premência de rever o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.

Nas reuniões com o PSD e o BE, tivemos oportunidade de sublinhar que estes problemas têm de ser enfrentados e combatidos prioritariamente, bem como de apresentar propostas de orientações estratégicas para os resolver. É crucial que o governo que vier a resultar das próximas eleições legislativas tenha uma ação firme e consistente no ensino superior e ciência, por forma a assegurar os contributos cada vez mais relevantes e valiosos deste setor para o desenvolvimento económico e social do país.

O SNESup, enquanto sindicato independente, mantém a disponibilidade para apresentar as suas propostas a todos os partidos políticos, participando na formulação de políticas adequadas à resolução dos problemas que afetam os investigadores e professores do ensino superior.

Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup

6 de janeiro de 2022

Share This