Resultados das Legislativas 2022

02/03/2022 | Comunicados

Colegas,

Os resultados das eleições do último domingo indicam que o Partido Socialista governará o país durante os próximos quatro anos.

O programa eleitoral com que o PS se apresentou a estas legislativas revela a intenção de dar continuidade às orientações políticas dos últimos anos no setor da ciência e ensino superior.  Isso significa que o programa salienta a necessidade de alargar a frequência do ensino superior por jovens e adultos e de aumentar os apoios a estes estudantes, o que consideramos muito positivo. Mas é muito preocupante que quase não existam propostas de medidas sobre condições de trabalho dos investigadores e dos docentes das universidades e politécnicos. O programa eleitoral do PS inclui escassas referências às questões das progressões nas carreiras e, sobretudo, não identifica claramente a precariedade como um enorme problema a ultrapassar se queremos continuar a dispor de produção científica e académica de qualidade em Portugal.

A Direção do SNESup defende que é imperativo desenhar e concretizar políticas orientadas para três prioridades:  combater a precariedade contratual efetivando investigadores e docentes de ensino superior que cada vez mais trabalham com contratos temporários e parciais durante longos períodos de tempo; reconhecer o trabalho de qualidade que vem sendo desenvolvido por investigadores  e professores criando mecanismos de progressão nas carreiras justos, transparentes e abrangentes; fortalecer as instituições de ensino superior e ciência através do reforço de práticas democráticas e de consolidação do sistema como um todo.
Sobre esta posição pode ler-se o artigo publicado recentemente no jornal Público.

Nesta legislatura defenderemos estas prioridades reivindicando condições dignas de trabalho e emprego para investigadores e professores de ensino superior.  São questões que requerem um maior investimento neste setor para que seja possível promover o desenvolvimento do país com base no conhecimento como vantagem competitiva com os contributos fundamentais da ciência e do ensino superior.

Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup

3 de fevereiro de 2022

Share This