Colegas,
Na próxima terça-feira, 8 de fevereiro, comemoramos o Dia da Liberdade Académica com um encontro internacional de sindicatos.
Os desafios e ameaças à liberdade académica são hoje particularmente evidentes e são transversais a vários países, em resultado de orientações políticas nacionais e internacionais que enquadram o funcionamento das instituições.
Desde logo, o subfinanciamento estatal tem sido acompanhado de uma lógica de crescente mercantilização de bens e serviços, dando lugar a pressões constantes sobre os professores e investigadores para angariação de financiamentos que lhes permitam desenvolver as suas atividades profissionais e/ou forçando os próprios a adquirir os equipamentos necessários para o desenvolvimento do seu trabalho.
Acresce que, nos modelos vigentes de organização das instituições de ensino superior e ciência, tendem a reduzir-se as práticas de democracia interna e a participação de professores e investigadores nas decisões que afetam os modos como desenvolvem o seu trabalho. Todas estas tendências têm sido particularmente ampliadas desde o início da crise pandémica.
Estes temas serão analisados e debatidos com a participação de representantes de sindicatos de ensino superior e ciência do Senegal, Palestina, Tunísia e França, num encontro agendado para a próxima terça-feira entre as 14h e as 16h através de videoconferência. Caso queira participar neste encontro inscreva-se enviando email para snesup@snesup.pt.
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
4 de fevereiro de 2022