Avaliação de desempenho e progressões remuneratórias no IPP

03/04/2022 | Comunicados

Colegas,

Já se iniciou o processo de avaliação de desempenho dos docentes do Instituto Politécnico do Porto (IPP), referente ao triénio 2019-2021.

Apesar dos apelos do SNESup e ainda de muitos colegas, tanto quanto é do nosso conhecimento, não foram tomadas medidas para que os efeitos da pandemia sejam devidamente considerados neste processo de avaliação, nem ao nível do IPP nem ao nível das várias Escolas. Não se compreende esta situação, dado o profundo impacto da pandemia na vida dos colegas e nas atividades em geral.

Apelamos a que em cada Escola do IPP as CADD convoquem uma reunião urgente com todos os docentes, no sentido de auscultar os colegas sobre o modo mais justo e adequado de considerar os efeitos da pandemia na avaliação de desempenho.

O SNESup apresentou, já no ano passado, uma proposta que foi enviada ao CRUP, ao CCSISP e ao MCTES, bem como ao IPP e às Escolas, mas não obtivemos resposta sobre a sua aceitação. A proposta era que se considerasse que nenhum docente pudesse ter uma avaliação inferior ao triénio anterior. Esta é uma solução que foi assumida por outras instituições do ensino superior, sendo que nem precisamos de ir muito longe pois a Universidade do Porto é uma delas.

Em relação às progressões remuneratórias que são devidas aos docentes do IPP, desde janeiro de 2019, continuamos a não ter uma resposta satisfatória por parte deste instituto politécnico. De facto, os dirigentes do IPP não nos fizeram chegar uma justificação para em 2018 terem sido realizadas progressões  com base no critério dos 10 pontos e, em 2019, passarem a exigir os seis anos  de excelente, alterando portanto o critério – que é muito mais restritivo -, sem que as leis e regulamentos em vigor tenham mudado entre 2018 e 2019.

Por todas estas razões, renovamos o apelo aos docentes do IPP para que subscrevam a Petição para a atribuição das progressões remuneratórias devidas aos docentes do Instituto Politécnico do Porto e para uma justa avaliação de desempenho no período pandémico – que já tem mais de 100 assinaturas.

É importante que os docentes se mobilizem e expressem a sua opinião! Só assim teremos uma avaliação de desempenho justa e o cumprimento do direito à progressão na carreira.

 

#juntossomosmaisfortes

Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup

4 de março de 2022

Share This