Colegas,
Na reunião plenária da direção do SNESup que teve lugar na última sexta-feira no Porto, foi analisada a situação de guerra na Ucrânia e votada por unanimidade uma deliberação que condena veementemente a ação armada e a invasão de um país soberano.
Temos estado a acompanhar atentamente a evolução da situação de guerra e a degradação da situação humanitária do povo ucraniano e é com o sentimento de consternação que manifestamos a total solidariedade para com os habitantes da Ucrânia e todos os democratas dos dois países envolvidos no conflito.
Enquanto defensores da democracia, liberdade de expressão e pensamento, gostaríamos de deixar uma palavra de apreço e solidariedade aos nossos colegas investigadores e professores de ensino superior afetados pelo conflito que veem, nos dias de hoje, a sua liberdade condicionada e as suas vidas em perigo.
A este propósito, chamamos a atenção para algumas iniciativas, como seja a #ScienceForUkraine (https://scienceforukraine.eu/), organizada por investigadores voluntários de todo o mundo, que se juntaram para angariar informações sobre oportunidades de trabalho, bolsas, estágios e acomodação para investigadores e estudantes que neste momento estão a ser obrigados a abandonar a Ucrânia.
Existe também um link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRGe5Da_b6GGyC6VT7CLGViGs06SzeuX7wRKpC4K5tnvlhgg/viewform criado por Global Research Groups Supporting Ukrainian Scientists no qual podem ser consultadas e registadas disponibilidades de instituições de ciência para acolher cientistas ucranianos de todos os níveis de formação.
Reforçamos a importância de prestar todo o apoio à integração dos refugiados ucranianos que escolheram Portugal para fugir da guerra e refazer as suas vidas, em prol da democracia e da liberdade.
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
14 de março de 2022