1º de Maio – Dia do Trabalhador

04/29/2022 | Comunicados

Colega,

No próximo domingo celebra-se o 1º de Maio – Dia do Trabalhador.
Nesta data comemorativa, dedicada aos trabalhadores, recordamos o direito ao trabalho digno no ensino superior e na ciência.

Há mais de uma década que o ensino superior e ciência é alvo do subfinanciamento estatal, situação que se reflete no dia a dia e nas carreiras dos investigadores e docentes. As contratações sem remuneração ou a baixo custo; a atribuição ilegal de mais horas de aulas do que as que estão previstas por lei, e a dificuldade de progredir de escalão remuneratório são alguns dos obstáculos com que se deparam.

Com a pandemia de Covid 19 chegaram novos desafios para o ensino superior e ciência, entre os quais, a transição abrupta para o ensino remoto de emergência. Esta realidade revelou desigualdades e uma resposta insuficiente ou limitada da parte das instituições de ensino superior e investigação no sentido de proporcionar condições de trabalho, para que professores e investigadores pudessem desempenhar as suas atividades.

É fundamental reverter o desinvestimento crónico no ensino superior e ciência e valorizar a qualidade do trabalho que docentes e investigadores desenvolvem.

Viva o 1º de Maio!

Saudações Académicas e Sindicais,

A Direção do SNESup
29 de abril de 2022

Share This