Colega,
A direção do SNESup reuniu, ontem, com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), representado pela sua nova presidente, a colega Maria José Fernandes.
Em cima da mesa estiveram temas como o subfinanciamento do ensino superior e os constantes obstáculos que se apresentam para a concretização das progressões nas carreiras de docentes do ensino superior politécnico.
Manifestámos, também, a nossa preocupação quanto à crescente contratação de um grande número de não-doutorados à margem da carreira, o que consideramos uma desqualificação do corpo docente do ensino superior politécnico.
Registamos, da parte do CCISP, abertura para o diálogo e acolhimento das nossas preocupações, bem como convergência sobre a necessidade de rever o Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior Politécnico.
No âmbito de uma futura revisão deste estatuto, o SNESup defende que é urgente viabilizar as transições de escalão remuneratório com 10 pontos em resultado da avaliação de desempenho e tornar abrangentes, transparentes e justos os mecanismos de progressão para categorias superiores, através de concursos. Afirmámos, também, a necessidade de incluir a categoria de professor adjunto com agregação.
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
03 de junho de 2022