Ensino Superior Revista do SNESup | ISSN: 2184-187X
DOI: 10.26329/ENSINOSUPERIOR
Ensino Superior Revista do SNESup | ISSN: 2184-187X
DOI: 10.26329/ENSINOSUPERIOR
Liberdade Académica
Nº 76
JAN-FEV-MAR 2022
A importância do tema justifica que este número da Revista lhe seja consagrado.
Na rubrica Vida Sindical, Mariana Gaio Alves destaca o subfinanciamento do Ensino Superior, com tendência a procurar recursos na mercantilização. Menciona ainda como a participação na democracia das instituições está comprometida pela exclusão de um número muito significativo de investigadores e docentes. O artigo de Anne Roger, Christophe Voilliot e Michel Maric insiste igualmente no retrocesso democrático e na potencial ameaça da mercantilização do ensino superior, a que se junta a sua burocratização. O texto de Saïd Khalil relata episódios de violação dos direitos humanos em Birzeit. Desde a criação da Universidade, estudantes e professores tornaram-se num alvo constante dos ataques israelitas.
Em Organização do Ensino, Luís Fernandes traz-nos uma reflexão muito oportuna sobre o sentido e as implicações das Comissões de Ética na investigação; e João Mineiro, sem se centrar exclusivamente sobre o tema da liberdade académica, vem demonstrar de forma muito clara, através dos dados coletados, de que modo o RJIES tem vindo a contribuir para a diminuição de docentes e não docentes nos processos de participação democrática das instituições.
Na secção Jurídica, Rita d’Eça fala-nos sobre a apatia dos docentes e investigadores, relativamente à inexistente ou escassa pronúncia sobre Regulamentos que tantas implicações têm no exercício da profissão.
Neste número da Revista, a nova secção, SNESup nos meios de Comunicação Social, faz o balanço do trimestre em termos de intervenções reivindicativas e estratégicas no setor do Ensino Superior e Ciência.
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Leia artigos do nº 76
Editorial
No passado dia 8 de Fevereiro, celebrou-se o Dia da Liberdade Académica.
DOI: 10.26329/2022.76.1
Juntos pela defesa das liberdades académicas
A defesa da liberdade académica é uma questão central para os académicos de todo o mundo (…)
DOI: 10.26329/2022.76.3
A proliferação das comissões de ética
Nos últimos anos temos assistido à criação de comissões de ética nas mais diversas instituições da sociedade portuguesa.
DOI: 10.26329/2022.76.5
Os regulamentos e a apatia dos interessados
Com a entrada em vigor das alterações ao Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU) e ao Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico (…)
DOI: 10.26329/2022.76.7