Numa fase em que iniciamos o novo ano letivo, não podemos deixar de assinalar que em 2022 se registou um dos mais elevados números de candidatos ao ensino superior, bem como de alunos colocados nas instituições de ensino superior públicas através do concurso nacional de acesso (49.806 novos estudantes colocados na primeira fase).
É o reconhecimento da parte dos jovens da importância que a qualificação tem para o seu futuro e para o crescimento na sua vida profissional.
Há, no entanto, desafios no ensino superior e ciência que importam apontar e superar! É premente que nas universidades e politécnicos existam recursos humanos, físicos e financeiros adequados para assegurar percursos de aprendizagem com qualidade. O peso da inflação e a subida dos preços de serviços essenciais ao seu funcionamento aumenta ainda mais a pressão sobre as instituições. Acresce, também, a falta de condições de trabalho que se tem vindo a perpetuar nos últimos anos, onde já são cerca de 42% os docentes que trabalham com contratos precários, a prazo e a tempo parcial.
Precisamos, também, de prevenir o abandono escolar nos primeiros anos dos ciclos de estudo, um risco muito real como revelaram os dados divulgados em julho pela DGEEC e para os quais o SNESup alertou: https://www.dn.pt/sociedade/ensino-superior-este-abandono-nao-surpreende-e-preciso-criar-condicoes-nas-universidades-15045956.html
Exigimos, por isso, ao MCTES que valorize o trabalho e os salários dos professores do ensino superior e promova medidas que permitam criar condições nas instituições, de forma a podermos acomodar com qualidade um número crescente de estudantes de formação inicial, aos quais se somam um número também em crescimento de estudantes de pós-graduação, mestrado e doutoramento.
A este propósito alertámos para as dificuldades e desafios que nos esperam no novo ano letivo e reclamámos medidas urgentes à tutela, através de várias intervenções nos meios de comunicação social que convidamos a ler aqui.
O SNESup está atento e ativo na luta pela dignificação e melhoria das condições de trabalho no ensino superior.
A todos os colegas, votos de um bom novo ano letivo!
#juntossomosmaisfortes
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
13 de setembro de 2022