A direção do SNESup reuniu com a Senhora Reitora da Universidade de Évora, Doutora Hermínia Vasconcelos Vilar e outros elementos de sua equipa reitoral na passada segunda-feira, dia 7 de novembro. A reunião foi solicitada pelo Sindicato após a tomada de posse da nova reitora e com o objetivo de analisar questões colocadas pelos nossos associados, relativas a reposicionamentos remuneratórios na sequência de avaliação de desempenho.
É com satisfação que registamos a posição da Reitora ao afirmar que tem como orientação geral na sua ação diminuir a litigância e investir na melhoria das condições de trabalho de docentes e investigadores. Para o efeito tem vindo a realizar um mapeamento de desafios e soluções, tendo solicitado à tutela e DGAEP esclarecimento sobre algumas questões. Não obstante, foi confirmado que os pontos acumulados no ciclo de avaliação que se conclui em 2022 transitam para o ciclo de avaliação seguinte que é enquadrado por um novo regulamento de avaliação de desempenho. Relativamente ao posicionamento no primeiro escalão remuneratório ou seguinte após promoção para uma categoria de carreira superior, constitui um dos pontos que aguarda esclarecimento externo. A reitoria informou, ainda, que as ações de reforço de categorias de carreira docente intermédias e de topo através da promoção de concursos internos vão ter continuidade ao longo do corrente ano letivo, em articulação com a necessária promoção de concursos competitivos internacionais.
Questionámos, também, sobre as perspetivas para os investigadores cujo contrato terminará em breve. Sobre esta matéria, foi-nos transmitido o posicionamento de que alguns investigadores poderão ter a oportunidade de ser integrados na carreira docente através de processos concursais, ao mesmo tempo que se estuda a possibilidade de criar um quadro de investigadores de carreira na universidade. Sobre o reconhecimento do trabalho dos investigadores na instituição, salientámos a importância da sua participação nos vários órgãos de gestão e decisão institucionais. O exercício pleno da Democracia implica a criação de espaços de atuação em que todos e todas podem ter voz e contribuir para o coletivo.
A reunião constituiu, ainda, uma oportunidade para convergirmos sobre a necessidade de reforçar a exigência de aumento de financiamento estatal para o ensino superior e ciência, atendendo aos constrangimentos que o subfinanciamento estatal tem vindo a provocar em diversos domínios da vida universitária com destaque para as condições de trabalho de professores e investigadores.
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
10 de novembro 2022