Porque devo aderir à greve!

11/15/2022 | Comunicados, Destaque 4

Colega,

Como comunicado na passada sexta-feira e noticiado nos órgãos de comunicação social, o SNESup emitiu um pré-aviso de greve para 18 de novembro. O pré-aviso permite que cada um e cada uma de nós possa protestar contra a deterioração das condições de trabalho que vem marcando os últimos anos. Reforçamos que todos os docentes e investigadores podem e devem fazer greve!

Com esta ação estamos a manifestar o nosso descontentamento e a reivindicar a resolução de problemas que se arrastam há mais de uma década. Entre esses problemas destacamos as perdas salariais e o bloqueio às progressões que são ainda mais acentuados nas nossas carreiras do que nas restantes carreiras da função pública. Os dados apontam que entre 2010-2019 as perdas acumuladas de ganhos médios anuais dos doutorados estejam na ordem dos 30% e esta tendência está a agravar-se significativamente no atual contexto inflacionista.

Verificamos, ainda, um crescimento das contratações precárias que urge travar, bem como salientamos a completa desregulação das situações profissionais de docentes e investigadores em instituições de ensino superior privadas que precisa de urgente revisão. É igualmente muito grave o subfinanciamento do sistema, que compromete as condições de trabalho dos docentes e funcionários com implicações negativas para o ensino e a aprendizagem dos estudantes.

Informamos que, à semelhança, de todas as greves, não há qualquer obrigação de comunicação da adesão à greve, à entidade patronal, ou às direções dos estabelecimentos de ensino superior. A falta ao serviço, à lecionação de aulas, presença durante os horários previamente definidos para assistência a alunos, participação nas reuniões de órgãos ou serviços e a não realização de avaliações ou participação em júris de avaliação está justificada pela adesão à greve.

Em caso de dúvida pode contactar o SNESup através dos nossos contactos habituais, seja pelos telefones das nossas sedes e delegações, seja através do email snesup@snesup.pt.

É através do esforço coletivo que alcançaremos as soluções para cada um e cada uma de nós. Contamos com a participação de todas e todos na greve da próxima sexta-feira.

#juntossomosmaisfortes

Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup

15 de novembro 2022

Share This