Qual os efeitos do RJIES em 15 anos?

12/06/2022 | Comunicados

Colega,
 
Quais as consequências práticas da aplicação do RJIES na vida das instituições de ensino superior? Existe uma relação entre os modelos de gestão das instituições, as condições laborais dos seus docentes e investigadores e a mercantilização do ensino superior? Quem são os docentes e os investigadores de hoje e como evoluíram estas profissões em 15 anos?

Estas e outras questões vão estar em foco, já na próxima segunda-feira, dia 12 de dezembro, na apresentação do estudo do SNESup: “Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (2007-2022) – Contributos para uma revisão fundamentada”. O evento decorrerá a partir das 14h30, em formato híbrido (presencial e online), a ter lugar na sede do Sindicato Nacional do Ensino Superior, em Lisboa.

A sessão contará com a nota de abertura de Romeu Videira, vice-presidente da direção do Sindicato Nacional do Ensino Superior. O estudo será apresentado por João Mineiro, autor do estudo, doutorado em Antropologia pelo ISCTE, e com comentários de Paulo Peixoto, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. No fim haverá oportunidade para perguntas e contributos da audiência.
 
Contamos com a presença de todos. Para confirmação envie e-mail para snesup@snesup.pt, com o nome, a afiliação e o modo em que pretende assistir (presencial ou online).
 
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
06 de dezembro 2022
 
Agenda:
Apresentação do livro: “Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (2007-2022) – Contributos para uma revisão fundamentada”
 
Segunda-feira, dia 12 de dezembro:
14h30 – Abertura por Romeu Videira, vice-presidente da direção do Sindicato Nacional do Ensino Superior
14h45 – Apresentação por João Mineiro, autor do Estudo
15h15 – Comentários por Paulo Peixoto, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
15h30 – Debate com participação da audiência

Share This