Caros e caras colegas,
Na próxima quarta-feira, dia 5 de julho, inicia-se o Encontro Ciência, um espaço de divulgação e de promoção do conhecimento científico.
Numa altura em que se aproxima o final dos contratos de trabalho de muitos trabalhadores científicos, este evento anual de celebração da ciência não pode deixar de ser um momento para dar visibilidade à extrema precariedade das relações de trabalho na ciência e ensino superior. O sistema científico nacional e o ensino superior funcionam graças ao trabalho de milhares de pessoas, que vivem vidas precárias, sem perspetiva de acesso às carreiras. Isso mesmo iremos lembrar à Ministra da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior e ao Primeiro-Ministro, durante a primeira sessão deste Encontro.
Neste contexto, apelamos a que no próximo dia 5 de julho os trabalhadores científicos doutorados e não doutorados, que desenvolvem atividades de investigação, de docência ou que têm funções técnicas, adiram a uma concentração contra a precariedade na ciência, com início às 8h30, em Aveiro. A participação na primeira sessão do Encontro Ciência necessita de uma inscrição em https://www.encontrociencia.pt/2023/registo/.
Esta concentração é organizada por diversas estruturas representativas do sector, incluindo a ABIC, a FENPROF, o STFP, o SNESup, e diversas plataformas locais de investigadores e associações anti precariedade.
Esta é uma luta de todos e todas e as presenças contam.
O SNESup apela à participação de todos os profissionais do ensino superior e ciência nesta manifestação.
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
3 de julho de 2023