Os deputados Alexandre Poço e António Gomes do grupo parlamentar do PSD reuniram, a pedido dos mesmos, com a direção do SNESup sobre a petição promovida pelo nosso Sindicato “Pela valorização dos salários de investigadores e professores do ensino Superior”, que será ainda este ano discutida no Plenário da Assembleia da República.
A delegação do SNESup, constituída por Teresa Summavielle, Teresa Nascimento, Romeu Videira, Raul Santos Jorge e José Moreira, apresentou a petição com especial incidência na demonstração da perda continuada do poder de compra e do valor nominal dos recibos de vencimento.
Na conversa com os deputados, para além da perda salarial, foi abordada a gravíssima questão da avaliação de desempenho injusta e desajustada, que condena os docentes à não progressão horizontal. Situação na qual se encontram milhares de colegas, que durante toda a sua carreira profissional trabalham sem transição de escalão remuneratório.
Foi ainda expressa a enorme preocupação do SNESup com a precariedade crescente no ensino superior, bem como, com a precariedade extrema, muito mais de 80%, entre os investigadores.
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
24 de outubro de 2023