Colegas,
Começado um novo ano, é o momento de expressar os votos para o ciclo que agora se inicia.
Sabemos que o ensino superior e a ciência não se esgotam nos desejos e aspirações de quem trabalha no setor. A ciência e o ensino são pilares da sociedade e todos são chamados a ter posição sobre estas atividades. No entanto, não é possível ter um sistema de ciência e ensino superior ao serviço do bem comum sem que as pessoas que nele trabalham sejam ouvidas e tidas em conta.
O Sindicato Nacional do Ensino Superior expressa os seguintes votos para o ano que agora principia.
Que se aumentem os salários de docentes e investigadores para compensar as perdas acumuladas nos últimos anos que ultrapassam os 30%.
Que acabe a precariedade, superior a 80% entre os investigadores e investigadoras, que também atinge percentagens muito elevadas ao nível dos docentes, pois muito do trabalho desenvolvido nas instituições depende fortemente de um elevado número de falsos convidados. Para tal tem de ser lançado um verdadeiro programa de regularização de vínculos. Tem ainda de ser tipificada de modo muito mais preciso a figura do docente convidado, tanto no que diz respeito ao perfil das pessoas a contratar, como da carga letiva e demais conteúdos funcionais.
Que seja implementado um sistema de avaliação do desempenho similar a outros corpos da administração pública com progressão de escalão salarial atingidos os 8 pontos e com o aumento do número de escalões em cada uma das categorias.
Que se fortaleça o sistema nacional de ensino superior e ciência e que este seja um serviço público que contribua para o bem comum ao serviço das pessoas, das instituições e do desenvolvimento das nossas comunidades.
O contexto político e social do nosso país é complexo e conturbado. As condições de trabalho e de dignidade dos docentes e investigadores, tal como a de outros corpos especiais, são dramáticas. É chegada a hora de sair dos gabinetes e dos laboratórios para fazer ouvir a nossa voz no espaço público.
A direção do SNESup desafia docentes e investigadores a reunirem-se para discutir formal e informalmente a situação no setor e as medidas a tomar. Daremos apoio logístico e deslocar-nos-emos a todos os locais do país onde entenderem ser necessária a nossa presença!
É hora de unir esforços pela defesa da nossa dignidade e condições de trabalho.
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
11 de janeiro 2024