Primeiro ano de mandato

04/18/2024 | Comunicados, Destaque 4

Colegas,

Esta semana assinalamos o primeiro ano de mandato da atual direção, eleita para o biénio 2023-2025. Um ano marcado pela mudança de ciclo político, duas tutelas e ministérios com organizações distintas.  

Agradecemos e saudamos os docentes e investigadores que têm participado ativamente nas iniciativas promovidas pelo SNESup em prol da melhoria das condições laborais no ensino superior e ciência. Com mobilização e participação ativa conseguimos chegar mais longe. Destacamos o envolvimento e presenças em manifestações e protestos contra a precariedade na ciência e ensino superior; nas reuniões sindicais nas escolas de norte a sul do país; nas ações de discussão participada e nos contributos para os regulamentos e avaliações das várias instituições. Durante este ano a impactante mobilização de todos levou à Assembleia da República a petição lançada pelo nosso Sindicato que exige a valorização dos salários dos investigadores e docentes do ensino superior, e cujo agendamento da discussão em plenário aguardamos.

As posições do SNESup sobre os principais dossiers do ensino superior e ciência, bem como, as prioridades dos docentes do ensino superior e investigadores serão apresentadas e defendidas junto da nova tutela. É tempo de pôr fim: à desvalorização que afeta os profissionais do ensino superior e ciência, à precariedade que chega a 90% dos investigadores científicos e a 20% dos docentes “falsos convidados” no ensino superior, à perda do nosso poder de compra que atinge os 30% desde 2004, ao sistema de avaliação de desempenho injusto que nos deixa estagnados em profissões que a cada ano se tornam menos atrativas e sem futuro.

Estamos certos de que a situação é insustentável, e vai sendo hora de sermos ouvidos, estamos convencidos que tal não será possível se o coletivo que o SNESup representa não mudar o tom da sua voz. A direção é porta-voz da nossa classe, mas só pode agir de forma mais veemente se encontrar respaldo naquelas pessoas que representa, pelo que desafiamos todas e todos a um processo de discussão coletiva para afirmarmos as nossas pretensões!

Para além de deslocações por iniciativa da direção do SNESup, pedimos que se auto organizem e nos convoquem para irmos às vossas escolas e institutos pois juntos temos mais força.

Envie os seus contactos para:
E-mail: snesup@snesup.pt
Telefone: 217 995 660
 
Contamos com todas e todos!
Juntos somos mais fortes.     

Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup

18 de abril de 2024

Share This