Ensino Superior Revista do SNESup | ISSN: 2184-187X
DOI: 10.26329/ENSINOSUPERIOR
Ensino Superior Revista do SNESup | ISSN: 2184-187X
DOI: 10.26329/ENSINOSUPERIOR
Tempo de agir: a longa espera pela justiça salarial
Nº 80/81
JUL-AGO-SET e OUT-NOV-DEZ 2023
A abrir este número da Revista, a confirmação de que “Juntos somos mais fortes”! A petição lançada pelo SNESup conseguiu superar o número necessário para ser discutida em plenário da Assembleia da República. Depois de ouvida em sede de Comissão Permanente de Educação e Ciência, uma delegação composta por Mariana Gaio Alves, Raul Santos Jorge e José Moreira, e de explicitados os fundamentos da pretensão e dos objetivos a atingir, de que resultou o Relatório que reproduzimos integralmente, resta aguardar, agora, o agendamento para plenário.
Nesta edição falamos do estruturante RJIES há longo tempo marcado pela caducidade, que tarda em ver-se atalhada, e vai permitindo, enquanto tal não sucede, cada vez mais perdas na democraticidade das instituições, como assinalam três artigos consagrados ao tema, da autoria de Romeu Videira e de Mariana Alves (Ensino Superior e Ciência é de todos e para todos), de João Mineiro (Da Precariedade à invisibilidade) e de Carlos A. M. Gouveia (Da Bondade do RJIES e da contraordenação e crime que potencia).
As sucessivas desvalorizações salariais que o sector do Ensino Superior Público sofre desde 2016 surgem aqui demonstradas em números e gráficos que suportam o artigo de Isabel Rodrigues, Mário Queirós e Mariana Malta, requerem a urgente intervenção do Governo. Os professores do sector clamam por justiça. Também a requerer intervenção se encontra o Ensino Privado, como demostra o artigo de Carlos Jorge Carvalho (A Contratação de Professores no Ensino).
O Ensino Superior e a Ciência estão cansados de esperar!
Boa leituras!
Quer receber números anteriores da revista? – Solicite-os a snesup@snesup.pt
DOI:10.26329/80/81
Leia artigos do nº 80/81
Ensino Superior e Ciência é de todos e para todos!
É habitual dizer-se que a democracia é o pior de todos os sistemas com exceção de todos os outros. Para que seja melhor é necessário proteger (…)
DOI: 10.26329/2023.80/81.3
Da precariedade à invisibilidade: notas sobre a exclusão eleitoral de docentes e investigadores no ensino superior
A precariedade das carreiras de investigação é um fenómeno generalizado e transversal nos países europeus. O diagnóstico não é novo (…)
DOI: 10.26329/2023.80/81.5
Professores do ensino superior público: uma profissão em vias de extinção
Há 20 anos a carreira de professor do ensino superior público era minimamente atraente no que diz respeito à remuneração salarial. Quando um docente entrava na carreira (…)
DOI: 10.26329/2023.80/81.7