Colegas,
No passado dia 9 de outubro teve lugar o evento inaugural do INOV-Norte na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Na sessão esteve presente o Professor Doutor Emídio Ferreira dos Santos Gomes, Magnifico Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O evento inaugural está disponível no Youtube no seguinte endereço: https://www.youtube.com/live/FzY3B1gPeuU?si=Oo99EM2YicpZA8ba. Chamamos a vossa atenção para as declarações do Reitor da UTAD à 1h44m42s da gravação, e que transcrevemos abaixo:
“(…) é cada vez mais difícil também encontrar uma dimensão justa para a avaliação, e aqui entra o papel do estudante. E agora vou um bocadinho mais à minha componente pessoal porque eu sou responsável por gerir uma Universidade, e esse é o foco da minha vida. E, quando estou a gerir alguma coisa, eu dou a vida no sentido literal, (e mais pessoal), por aquela instituição.
Eu quatro vezes por ano, fecho-me com a totalidade dos meus núcleos de curso, (Eu não sabia quem era o estudante que aqui vinha), à porta fechada, e com um “confidencial agreement” em que o que lá se passa não é utilizado como fonte. Eu sei tudo sobre os meus professores! Já agora, eu antes de ser Reitor da Universidade, eu fiz uma amostra de 100% dos meus docentes do quadro da Universidade. Sei exatamente o que cada um deles faz, como está, quando faltam às aulas, quando fazem batota com as aulas, quando não põem lá os pés! Sei isto tudo sobre cada um com este cuidado, conheço as debilidades da minha própria instituição, no sentido de a fortalecer …”
O teor destas declarações lança um clima de suspeição relativo à prestação dos docentes da UTAD, que não é de todo admissível. O Sindicato Nacional do Ensino Superior defende que a opinião e as observações dos estudantes ao desempenho dos docentes são de enorme importância e devem ser tidas em conta. Mas para tal, existem, em todas as instituições de ensino superior, e também na UTAD, instrumentos validados para esse efeito. De igual forma, em órgãos paritários onde têm assento docentes e estudantes, é possível auscultar a opinião dos(as) alunos(as) e identificar situações que carecem de ser alteradas.
A dignidade e o bom nome de Professores e Professoras têm de ser defendidos.
O recurso ao método alardeado pelo Magnífico Reitor da UTAD, de delação anónima em ambiente não institucional, não permite aos docentes qualquer tipo de contraditório, lesando os seus direitos e ofendendo a sua dignidade pessoal e profissional.
Este tipo de atuação não é admissível numa instituição de ensino superior, pois potencia um clima de suspeição e de medo.
Estas declarações revelam que existe na UTAD uma cultura do medo e da prepotência. Não é, pois, de estranhar que no Apoio Jurídico do Sindicato Nacional do Ensino Superior se registe um elevado número de pedidos de apoio por docentes e investigadores da UTAD.
O SNESup solidariza-se com os docentes e os estudantes da UTAD e exige o fim imediato de procedimentos que vulneram as liberdades e garantias constitucionalmente consagradas.
O SNESup solicita à comunidade académica da UTAD, ao seu Conselho Geral e ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação que repudiem este tipo de práticas não conformes com o estado de direito democrático, e que retirem destes as devidas ilações.
Saudações Académicas e Sindicais
A Direção do SNESup
16 de outubro de 2024