Colega,
A cerimónia de tomada de posse dos órgãos nacionais do SNESup para o biénio 2025-2027, que decorreu no passado dia 7 de junho, em Lisboa, contou com a presença de muitos dos colegas eleitos. Entre estes os Conselheiros Nacionais vindos de norte a sul e ilhas; a mesa do Conselho Nacional que é presidida por Maria João Félix; a Direção que tem José Moreira como presidente e a Comissão de Fiscalização e Disciplina encabeçada por Mariana Gaio Alves. A composição completa dos órgãos do SNESup está disponível para consulta no nosso sítio.
No discurso de tomada de posse, José Moreira, sublinhou a importância do trabalho coletivo e o papel dos delegados sindicais que são “os olhos e os ouvidos do Sindicato”, reforçando que a representação do SNESup nas Instituições de Ensino Superior tem vindo a crescer.
Para o novo mandato, a nível interno, a direção define como prioridades atualizar os estatutos do SNESup e implementar o voto eletrónico.
A direção destaca, ainda, de entre as suas prioridades, a valorização dos salários de modo a repor o poder de compra perdido, o aumento do número de escalões em cada categoria e o combate à precariedade dos investigadores e docentes.
Nessa semana coincidiu, também, a tomada de posse do XXV Governo Constitucional. O ministério que nos tutela mantém a designação como Ministério da Educação, Ciência e Inovação e o colega Fernando Alexandre é reconduzido em funções como Ministro. A novidade é a existência de uma Secretaria de Estado para o Ensino Superior a cargo de Cláudia Sarrico e a nomeação da Secretária de Estado da Ciência e Inovação, Helena Canhão. Como tivemos oportunidade de dizer publicamente, consideramos que a existência de uma secretaria dedicada ao ensino superior é uma evolução, mas entendemos que o ensino superior e a ciência deveriam ter um ministério próprio. Esperamos retomar em breve as reuniões com a equipa ministerial, para as quais iremos levar as nossas justas pretensões.
Vem fazer a diferença ao lado do SNESup, sindicaliza-te!
Juntos somos mais fortes!
Saudações Académicas e Sindicais,
Direção do SNESup
18 de junho de 2025