Entrega da petição na AR
A petição “Pela valorização dos salários de investigadores e professores do ensino superior” chegou às 7.755 assinaturas. A todas e todos os signatários e apoiantes, que nos ajudaram nesta missiva, o nosso agradecimento.
7.755 assinaturas é um número muito significativo de signatários e que marca o histórico das petições no ensino superior e ciência. Esta forte adesão é um reflexo claro da insatisfação e desanimo que os docentes do ensino superior e investigadores sentem pela desvalorização contínua das carreiras.
Concentração contra a precariedade na ciência | 18 de julho, 13h, Assembleia da República
No dia 18 de julho, próxima terça-feira, às 13h45, terá lugar na Comissão Permanente de Educação e Ciência da Assembleia da República a audição urgente da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre a precariedade no ensino superior e na ciência.
Atravessamos novamente um período crítico para os tantos e tantas que vivem a precariedade na Ciência e no Ensino Superior, mais de 1500 contratos de investigação aproximam-se do fim e são urgentes repostas rápidas e eficientes.
Esta é uma luta de todos e todas. As presenças contam!

Ações contra a precariedade
Com o fim do ano letivo e com a chegada das férias para muitos colegas é tempo de balanços, mas também, de nos prepararmos para a reabertura das atividades letivas e científicas com renovadas formas de luta.
Nos últimos dois meses avançámos com vários momentos e ações reivindicativas com o intuito de alertar para o impacto que a precariedade sistémica tem na vida dos investigadores científicos e dos docentes do ensino superior, bem como, de pressionar para a urgente resolução de problemas que se arrastam há vários anos, de que é exemplo o término dos contratos científicos ao abrigo da norma transitória Decreto-Lei 57/2016.
Concentração Encontro Ciência 2023, 5 de julho
Numa altura em que se aproxima o final dos contratos de trabalho de muitos trabalhadores científicos, este evento anual de celebração da ciência não pode deixar de ser um momento para dar visibilidade à extrema precariedade das relações de trabalho na ciência e ensino superior. O sistema científico nacional e o ensino superior funcionam graças ao trabalho de milhares de pessoas, que vivem vidas precárias, sem perspetiva de acesso às carreiras. Isso mesmo iremos lembrar à Ministra da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior e ao Primeiro-Ministro, durante a primeira sessão deste Encontro.
Informações jurídicas no site
É obrigatório apresentar a declaração de rendimentos anual (IRS) à entidade empregadora? Qual a definição e abrangência do regime de dedicação exclusiva? De que direitos associados à parentalidade gozam os trabalhadores?
As respostas a estas e outras perguntas, que são frequentemente colocadas pelos nossos associados aos serviços do Sindicato, estão agora disponíveis no site do SNESup.
Plenário dos trabalhadores do Ensino Superior e Ciência
A iniciativa conjunta do SNESup com várias estruturas e sindicatos propõe-se a discutir os problemas laborais dos profissionais da Ciência e Ensino Superior, nomeadamente: a precariedade do setor, as carreiras profissionais e a progressão nas mesmas, os salários e a perda de poder de compra!