Comunicados
Entrega da petição na AR
A petição “Pela valorização dos salários de investigadores e professores do ensino superior” chegou às 7.755 assinaturas. A todas e todos os signatários e apoiantes, que nos ajudaram nesta missiva, o nosso agradecimento.
7.755 assinaturas é um número muito significativo de signatários e que marca o histórico das petições no ensino superior e ciência. Esta forte adesão é um reflexo claro da insatisfação e desanimo que os docentes do ensino superior e investigadores sentem pela desvalorização contínua das carreiras.
Reunião UTAD | 22 setembro | 10h30
A direção do SNESup organiza uma reunião de docentes e investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no próximo dia 22 de setembro (sexta-feira) às 10h30 no Auditório da Biblioteca Central.
Esta ação sindical tem como objetivo promover a discussão sobre as questões laborais que afetam os docentes e investigadores da instituição. Entre as situações mais preocupantes destaca-se o incremento dos níveis de precariedade laboral e os processos de avaliação de desempenho na UTAD. Abordaremos, também, a contínua degradação das condições em que os profissionais trabalham.
Ações contra a precariedade
Com o fim do ano letivo e com a chegada das férias para muitos colegas é tempo de balanços, mas também, de nos prepararmos para a reabertura das atividades letivas e científicas com renovadas formas de luta.
Nos últimos dois meses avançámos com vários momentos e ações reivindicativas com o intuito de alertar para o impacto que a precariedade sistémica tem na vida dos investigadores científicos e dos docentes do ensino superior, bem como, de pressionar para a urgente resolução de problemas que se arrastam há vários anos, de que é exemplo o término dos contratos científicos ao abrigo da norma transitória Decreto-Lei 57/2016.
MCTES continua sem soluções para a precariedade: a luta dos trabalhadores científicos continua!
No dia 18 de Julho, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esteve presente em audição na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, no seguimento dos requerimentos apresentados pelo PCP e pelo BE, para discutir a precariedade no setor do ensino superior e da ciência. A audição não acrescentou nada de novo, exceto o facto da ministra Elvira Fortunato ter anunciado, na própria audição, que as medidas recentemente propostas pelo governo já foram negociadas com os sindicatos, o que é grave por não corresponder à verdade.
Assédio Laboral na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve
Colegas, Há vários anos que a direção do SNESup tem tomado conhecimento de situações suscetíveis de se enquadrarem no conceito de assédio laboral ocorridas na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Ao longo dos anos a situação tem-se vindo a agravar e...
Concentração contra a precariedade na ciência | 18 de julho, 13h, Assembleia da República
No dia 18 de julho, próxima terça-feira, às 13h45, terá lugar na Comissão Permanente de Educação e Ciência da Assembleia da República a audição urgente da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre a precariedade no ensino superior e na ciência.
Atravessamos novamente um período crítico para os tantos e tantas que vivem a precariedade na Ciência e no Ensino Superior, mais de 1500 contratos de investigação aproximam-se do fim e são urgentes repostas rápidas e eficientes.
Esta é uma luta de todos e todas. As presenças contam!
Assine e partilhe a petição
Colega, Se ainda não assinou e partilhou entre todos os seus contactos de colegas, familiares e amigos a petição “Pela valorização dos salários de investigadores e professores do ensino superior” esta mensagem é para si! Ano após ano vemos as nossas carreiras e...
Concentração Encontro Ciência 2023, 5 de julho
Numa altura em que se aproxima o final dos contratos de trabalho de muitos trabalhadores científicos, este evento anual de celebração da ciência não pode deixar de ser um momento para dar visibilidade à extrema precariedade das relações de trabalho na ciência e ensino superior. O sistema científico nacional e o ensino superior funcionam graças ao trabalho de milhares de pessoas, que vivem vidas precárias, sem perspetiva de acesso às carreiras. Isso mesmo iremos lembrar à Ministra da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior e ao Primeiro-Ministro, durante a primeira sessão deste Encontro.
Apelo à participação no Plenário – Algarve
Relembramos que amanhã, dia 28 de junho, vamos juntar docentes e investigadores no Plenário Ensino Superior, Ciência e Laboratórios do Estado. A iniciativa conjunta do SNESup e das várias plataformas e sindicatos vai trazer a debate os problemas laborais que nos afetam a todos, independentemente da função, tipo de vínculo ou grau académico.
Apelo à participação no Plenário – Coimbra
Relembramos que amanhã, dia 28 de junho, vamos juntar docentes e investigadores no Plenário Ensino Superior, Ciência e Laboratórios do Estado. A iniciativa conjunta do SNESup e das várias plataformas e sindicatos vai trazer a debate os problemas laborais que nos afetam a todos, independentemente da função, tipo de vínculo ou grau académico.