Comunicados

Convite | Apresentação de estudo sobre RJIES

A avaliação da aplicação do RJIES é um imperativo legal que está por se concretizar há dez anos e  que continua a ser sucessivamente adiada pelo governo. O SNESup pretende dar um ponto de partida para esta revisão através de um processo participativo e aberto a organizações e a cidadãos. Nesse sentido, contribui com um estudo  sistemático e aprofundado, com recurso a factos e informações, sobre as mudanças ocorridas nas instituições após a publicação do RJIES, bem como sobre as implicações destas mudanças. 
Assim, a direção do Sindicato Nacional do Ensino Superior tem o prazer de o/a convidar para a apresentação do estudo: “Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (2007-2022) – Contributos para uma revisão fundamentada”, no dia 12 de dezembro, a partir das 14h30 na sede do Sindicato Nacional do Ensino Superior, em Lisboa. O evento realizar-se-á em formato híbrido, com transmissão online.

read more

Posição do SNESup – RAD Investigadores – UP/FPCE

Já se encontra disponível no nosso site, no seguimento de reunião na instituição e análise, a posição do SNESup em sede de audição sindical referente à Proposta de Regulamento de Avaliação de Desempenho dos Investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em regime de direito privado.

read more

Pedido de contributos – RCRCD – ISCTE

O SNESup recebeu o texto com a Proposta de alterações ao Regulamento relativo à carreira, ao recrutamento e aos contratos de trabalho dos docentes em regime de contrato de trabalho do Iscte-IUL para audição sindical.

read more

Dia Nacional da Cultura Científica

Hoje é Dia Nacional da Cultura Científica. Celebramos a ciência e o respetivo contributo para o desenvolvimento social e económico das nações e celebramos quem coloca o seu conhecimento ao serviço de todos e todas – os investigadores científicos.
A ciência e a expansão do conhecimento são, muitas vezes, apontadas como bandeiras políticas. Portugal tem mesmo um objetivo bem definido de que o investimento público em investigação e desenvolvimento (I&D) represente 3% do Produto Interno Bruto, mas é uma meta que tarda a realizar-se. 

read more

Unidos somos mais fortes

Na passada sexta-feira, 18 de novembro, avançámos com uma ação de greve com o objetivo de nos manifestarmos contra a deterioração das condições de trabalho dos docentes e investigadores, a instabilidade e precariedade de vínculos contratuais e os bloqueios nas oportunidades de progressão e promoção nas carreiras com que nos confrontamos há muitos anos.
O balanço desta ação foi muito positivo. A direção do SNESup agradece a participação de todos, o empenho, bem como a organização de atividades que ocorreram em várias IES para assinalar a nossa luta. De norte a sul e ilhas, foram muitos os colegas que nos contactaram para dar conta da adesão à greve e enviaram-nos imagens destas atividades que partilhamos na galeria de fotos do site do SNESup.

read more

Reunião com GPPS sobre OE 2023

A direção do SNESup reuniu com o Grupo Parlamentar do PS na sequência de um pedido de audiência para apresentação de alterações à proposta de Lei n.º 38/XV/1.ª (Orçamento de Estado 2023). O documento remetido à Comissão de Orçamento e Finanças e à Comissão de Educação...

read more

18 de novembro – Protesto no IPP

Nesta sexta-feira dia 18 de novembro irá decorrer uma greve contra os cortes salariais que nos querem impor em 2022 e 2023. Trata-se de uma atualização salarial muito abaixo da inflação e do que o governo poderia fazer face ao enorme aumento das receitas fiscais. Estimamos que iremos todos perder pelo menos o equivalente a um mês de salário!! Protestamos também contra o facto do governo continuar a agravar o estrangulamento orçamental das instituições, algo que prejudica gravemente docentes, investigadores, funcionários e alunos.

read more
Share This