Comunicados

Ação Encontro Ciência 2024

Os trabalhadores científicos estiveram reunidos em protesto no dia 3 de julho, na abertura do Encontro Ciência 2024, no Porto, que contou com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre a quem foi entregue o caderno de reivindicações subscrito pelo SNESup e outros sindicatos e associações de trabalhadores científicos.

read more

Concentração Encontro Ciência 2024

Na próxima quarta-feira, 3 de julho, por ocasião do Encontro Ciência 2024, os trabalhadores científicos estarão reunidos em protesto exigindo uma resposta séria e com negociação sindical para acabar com a precarização dos investigadores (com bolsa, contrato a termo ou outro vínculo pontual), dos docentes (falsos convidados e outros vínculos), dos gestores e comunicadores de ciência e dos técnicos de investigação.
Se a situação já era urgente há meses, como se pôde constatar pela grande manifestação realizada pelos trabalhadores científicos a 16 de maio de 2023, mais o é agora, com o rápido aproximar do término de um grande número de vínculos.

read more

Reunião no MECI

Na passada terça-feira, dia 18 de junho, a direção do Sindicato Nacional do Ensino Superior, constituída pelos membros José Moreira, Raul Santos Jorge, Teresa Summavielle e Romeu Videira, reuniu-se pela primeira vez com a equipa ministerial do MECI – Ministério da Educação, Ciência e Inovação, representada pelo Ministro Fernando Alexandre e pela Secretária de Estado da Ciência Ana Paiva.
Na agenda da reunião constava a apresentação da proposta de revisão do Estatuto da Carreira do Ensino e Investigação Científica (ECIC).

read more

Carta Aberta – Instituto Politécnico de Setúbal

No passado dia 10 abril ocorreu uma reunião de docentes do Instituto Politécnico de Setúbal, na sequência da preocupação manifestada por vários docentes da instituição face ao Regulamento de Avaliação de Desempenho do IPS…

read more

Ação: FELICIDADE ERA ACABAR COM A PRECARIEDADE

No Dia Nacional dos Cientistas, 16 de maio, os trabalhadores científicos, doutorados e não doutorados, realizaram uma ação de sensibilização contra a precariedade laboral na ciência e pela integração nas carreiras, sob o mote «Felicidade era acabar com a precariedade», dirigida aos participantes na conferência «Caminhos do Conhecimento: a indústria e a ciência da felicidade», que contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva, na sessão de abertura. 

read more

Ação de sensibilização| Dia Nacional do Cientista| 16 maio

Na próxima quinta-feira, dia 16 de maio, assinalamos o Dia Nacional do Cientista com uma ação conjunta com vários sindicatos e associações de investigadores para recordar a opinião pública e o Governo que os muitos e graves problemas que afetam a esmagadora maioria dos cientistas em Portugal continuam por resolver.
Apelamos à participação massiva de todas e de todos, para dar voz e rosto à comunidade científica e exigir o fim do calvário da precariedade no sistema científico nacional.

read more

Desfile 25 de Abril

Na próxima semana celebramos o 50º aniversário da Revolução dos Cravos. Meio século de democracia é mais do que um marco simbólico, é a afirmação da vontade de um povo que deseja viver em liberdade. Hoje e sempre devemos manifestar a importância que esta data tem para um país que viveu tanto tempo amordaçado, mas também comemorar o progresso e bem-estar social, económico e cultural que nos permitiu alcançar.
É tempo de ir para a rua. Celebrar Abril como cidadãos, como docentes e investigadores, que empregam a liberdade de expressão, de aprender e pensar no dia a dia.
Juntem-se a nós no desfile do 25 de Abril na próxima quinta-feira.

read more

Primeiro ano de mandato

Esta semana assinalamos o primeiro ano de mandato da atual direção, eleita para o biénio 2023-2025. Um ano marcado pela mudança de ciclo político, duas tutelas e ministérios com organizações distintas.  
Agradecemos e saudamos os docentes e investigadores que têm participado ativamente nas iniciativas promovidas pelo SNESup em prol da melhoria das condições laborais no ensino superior e ciência. Com mobilização e participação ativa conseguimos chegar mais longe.

read more
Share This