Comunicados

SNESup em congresso internacional

O Sindicato Nacional do Ensino Superior marcou presença num congresso de docentes e investigadores, organizado pelo congénere francês, para partilhar experiências e preocupações no Ensino Superior e Ciência e para debater linhas de orientação comuns para os próximos dois anos. Deste congresso sai reforçada a posição de que as mudanças que poderão ser suscitadas pela pandemia para a investigação, para o ensino e para o funcionamento das instituições não significam que tudo pode e deve acontecer à distância.

read more

Participação em Conselhos Técnico Científicos e Conselhos Científicos

O SNESup tem  vindo a ser contactado por diversos colegas com dúvidas sobre a legitimidade de os Conselhos Técnico Científicos (CTC) deliberarem sobre aberturas de concurso para a categoria de Coordenador sem que os professores adjuntos que integram aquele órgão num dado instituto superior politécnico se possam pronunciar sobre a decisão. Esta é uma situação que limita a participação e democraticidade interna nos politécnicos e que também se verificará em universidades, prejudicando um melhor funcionamento das instituições.

read more

Horário noturno

De acordo com a análise dos advogados do SNESup, todas as atividades prestadas a partir das 20 horas devem ser consideradas como serviço noturno, tal como previsto nos Estatutos de Carreira. Importa, por isso, exigir esse reconhecimento, que procuraremos que seja clarificado no próximo Orçamento do Estado, retirando-se a norma que vem sendo incluída nos últimos anos e que estabelece que apenas se considera serviço noturno o que é prestado a partir das 22 horas.

read more

SNESup ouvido na AR sobre FCT

O SNESup foi ouvido pelos partidos na Assembleia da República a propósito da petição, lançada em Fevereiro, contra normas aplicadas nos concursos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que reuniu mais de 900 assinaturas. Vincámos, mais uma vez, o forte descontentamento generalizado que se vive entre os investigadores e apelámos aos partidos para que se tomem medidas que garantam que se cumpra a lei nos concursos de projetos de IC&DT e de Estímulo ao Emprego Científico Individual – 4.ª Edição.

read more

Investigadores e Policy Paper da OCDE

Recordamos que amanhã terá lugar uma reunião de investigadores que constitui uma oportunidade importante para analisar e debater os desafios que se colocam atualmente no trabalho e no emprego de investigadores. 
Um Policy Paper publicado este mês pela OCDE salienta a redução da precariedade na contratação de investigadores como um desafio transversal a vários países, cuja importância se tornou particularmente evidente durante a crise pandémica que temos vindo a atravessar.

read more

Reunião de investigadores – 28 de maio/i3S

O SNESup convida à participação numa reunião de investigadores a decorrer no dia 28 de maio, entre as 13h e as 15h, no auditório José Mariano Gago do i3S, no Porto.  
É possível participar através do link (https://tinyurl.com/wf436aw) ou presencialmente (e, nesse caso, por questões de segurança, a participação requer a inscrição indicando o seu nome para snesup@snesup.pt).
O pretexto para esta reunião centra-se numa interrogação central:
Como minorar ou resolver a precarização do trabalho científico nas Instituições de Ensino Superior e nas Instituições de I&D a elas associadas?

read more

Reunião de Investigadores – i3S Porto – 28 maio – 13h/15h

O SNESup organiza uma reunião aberta a todos os interessados sobre as questões da ciência e dos investigadores. Este é um momento decisivo para se defenderem prioridades estratégicas no sentido da valorização e dignidade da investigação científica em Portugal.
É  urgente avaliar as opções seguidas nos últimos anos e inverter as tendências de precarização do trabalho dos investigadores e de afastamento da participação nos órgãos e decisões das instituições de ensino superior e ciência.

read more
Share This