Comunicados

Regresso ao presencial

o regresso às aulas presenciais, desejado por docentes e alunos do Ensino Superior, vai ter lugar na próxima segunda-feira. Mas este é um regresso agridoce tendo em conta que não estão garantidas todas as condições de segurança para a saúde de todos nós. Mais uma vez, o Governo decidiu desvalorizar e desrespeitar todos os docentes, não docentes e estudantes do Ensino Superior, ao decidir excluir da vacinação prioritária todo o setor. Está agora nas mãos de todos nós recorrer à greve, convocada pelo SNESup por tempo indeterminado, sempre que consideremos que não estão reunidas as condições de segurança sanitária para realizar uma dada atividade letiva, protegendo-nos a nós mesmos e aos estudantes.

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Avaliação de Desempenho e Pandemia

A pandemia que atravessamos trouxe profundas implicações ao trabalho dos docentes que, consequentemente, terão efeitos nos resultados da avaliação de desempenho. Mas os docentes não podem ser prejudicados num período em que tanto se empenharam, pessoal e profissionalmente, para encontrar as melhores soluções e manter os cursos a funcionar com os estudantes envolvidos em processos de ensino-aprendizagem. Por isso, o SNESup enviou hoje ao Conselho de Reitores (CRUP) e ao Conselho Coordenador dos Politécnicos (CCISP) uma proposta para que, nos resultados de avaliação de desempenho docente referentes a 2020, 2021 e 2022, nenhum colega fique com uma classificação final inferior à que lhe foi atribuída antes do início de pandemia.

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Webinar Universidade de Coimbra, 7 abril: “Docentes e Investigadores pelo Ensino Superior e Ciência”

O SNESup organiza, no dia 7 de abril a partir das 17h, um Webinar dirigido ao conjunto de colegas da Universidade de Coimbra. Num tempo em que se correm riscos de deslaçamento das comunidades académicas, que a pandemia tende a agravar,  é especialmente  importante reunirmos e debatermos coletivamente os problemas que afectam as condições de trabalho de docentes e investigadores, contribuindo para desenhar possíveis soluções e formas de intervenção. 

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Violação dos direitos de autor

Temos conhecimento que em algumas instituições de ensino superior têm sido criadas normas que violam o que está estipulado na lei, com o apropriamento da autoria do trabalho de docentes e investigadores.  Em nenhum caso os colegas devem aceitar estas situações e caso se confrontem com cenários em que os direitos sejam postos em causa devem denunciar ao SNESup e, eventualmente, recorrer ao apoio jurídico do sindicato. Todo o trabalho dos docentes e investigadores está protegido pela lei, através do Código do Direito de Autor.

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Greve continua em vigor

O SNESup lembra que está em vigor a greve que permite o direito de resistência e de salvaguarda da saúde, à qual pode aderir qualquer docente ou investigador que se encontre a trabalhar sem a garantia das condições de segurança ou higiene. É o caso da exclusão na prioridade da vacinação ou de futuras falhas na testagem. Todos os docentes e investigadores das instituições públicas e privadas que regressem às atividades e aulas presenciais sem estarem vacinados ou testados podem, a qualquer momento, aderir à greve convocada pelo SNESup, caso entendam que correm risco de saúde.   

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Resposta à Pandemia e Avaliação de Desempenho

No seguimento do anúncio do plano de desconfinamento, é necessário repensar a organização das atividades letivas e da avaliação de alunos do segundo semestre deste ano letivo. Este é mais um ajustamento com implicações no trabalho de docência e investigação no ensino superior e ciência e, consequentemente, na respetiva avaliação de desempenho. em algumas instituições há já propostas para ajustar a avaliação de desempenho seguindo soluções diversas. É premente que as soluções propostas sejam debatidas nestas e em todas as instituições de ensino superior. A existência de regras transversais trava injustiças.

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Webinar e avaliação de desempenho

O SNESup realizou, no passado dia 10 de março, um webinar na Universidade de Évora.
A iniciativa reuniu a participação de dezenas de colegas e permitiu analisar os contornos da situação inaceitável de supressão de direitos em matéria de progressões remuneratórias que se vive nesta universidade.

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