Comunicados

Pedido de contributos – Projeto RAD Investigadores EM/UMinho

O SNESup teve conhecimento que está em audição pública o texto com o  Projeto de Regulamento de Avaliação do Desempenho do Pessoal Investigador da Escola de Medicina da Universidade do Minho, e vem por este meio, solicitar contributos para que aquando da sua audição sindical possa apresentar propostas que vão de encontro às expectativas do nossos associados.

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Pedido de contributos – Projeto RAD Investigadores EC/UMinho

O SNESup teve conhecimento que está em audição pública o texto com o  Projeto de Regulamento de Avaliação do Desempenho do Pessoal Investigador da Escola de Ciências da Universidade do Minho, e vem por este meio, solicitar contributos para que aquando da sua audição sindical possa apresentar propostas que vão de encontro às expectativas do nossos associados.

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Governo exclui Superior da vacinação prioritária

Todos os docentes, investigadores e pessoal não docente estão excluídos do plano de vacinação prioritário, ao contrário do que vai acontecer para o Básico e Secundário. Mais uma vez o Ensino Superior foi esquecido pelo Governo, sendo já inúmeras as vezes em que é revelado o desrespeito pelos docentes do Superior. Desde o início da pandemia, em todos os momentos temos registado uma ausência total de esclarecimentos ou de referências ao setor tanto por parte da ministra da Saúde como do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Recordamos que, em Portugal, cerca de 63% dos docentes do Superior público e privado têm entre 40 e 60 anos e cerca de 15% mais de 60 anos (dados da DGEEC referentes a 2018/19), sendo um dos países da União Europeia com a maior fatia de docentes envelhecidos. Voltamos a exigir, por isso, que tanto os docentes e investigadores como o pessoal não docente sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação e que seja desenhado um plano nacional e uniforme de testagem massiva. Só assim é possível travar possíveis surtos nas instituições de ensino superior.

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Sandra Saleiro distinguida com o Prémio Arco-Íris 2020

Sandra Saleiro, socióloga, investigadora do CIES-IUL (ISCTE) e dirigente do SNESup, foi distinguida com o Prémio Arco-Íris referente a 2020 pelo seu trabalho pioneiro sobre identidade e diversidade de género e pessoas transgénero. Os Prémios Arco-Íris, organizados pela associação ILGA Portugal em parceria com as associações AMPLOS e rede ex aequo, distinguem personalidades que ao longo de cada ano deram visibilidade a questões ligadas à orientação sexual, identidade de género e caraterísticas sexuais.

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Resposta Positiva da CADA a Queixa do SNESup

O SNESup solicitou à NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa a cópia dos contratos dos docentes a tempo parcial no ano letivo 2020/21. O indeferimento deste pedido pela Direção daquela escola suscitou uma queixa apresentada pelo SNESup à CADA (Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos) que esclareceu, na passada semana, que a informação é de acesso livre e deve ser disponibilizada a esta associação sindical.

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Dia Internacional da Mulher

Desde que, em 1975, foi estabelecida esta data pelas Nações Unidas, a participação das mulheres no Ensino Superior e Ciência transformou-se significativamente. Ao longo das últimas décadas, o aumento expressivo da presença de mulheres entre os estudantes e diplomados de licenciatura, mestrado ou doutoramento em quase todas as áreas científicas é uma conquista a celebrar. Porém, continuam a persistir e a agravar-se inaceitáveis desigualdades. No Ensino Superior e Ciência, são as professoras e investigadoras que em maior número trabalham em situações precárias e ocupando categorias iniciais das carreiras. O facto de apenas uma pequena parte das universidades e politécnicos serem dirigidas por mulheres é outro indício de que a igualdade no trabalho está ainda longe de ser alcançada. 

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Resposta Positiva da CADA a Queixa do SNESUP

No final do ano letivo anterior fomos alertados para o facto da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS)  estar a realizar contratos com docentes a tempo parcial que violam o estatuto de carreira, por preverem cargas letivas superiores ao permitido.

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Impacto da Pandemia para Docentes e Investigadores

A pedido dos delegados sindicais do SNESup no ISCTE-IUL, e dada a relevância deste assunto no momento atual, enviamos um relatório resultante de inquirição aos docentes e investigadores acerca do impacto da pandemia sobre as suas atividades.

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Petição contra concurso da FCT

Relembramos que o SNESup lançou na semana passada uma petição para dar eco ao descontentamento generalizado que se vive entre os investigadores e para exigir que se cumpra a lei nos concursos lançados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Até hoje, a iniciativa já recolheu mais de 600 assinaturas. Mas é vital que a adesão à petição e esta tomada de posição seja mais vincada, de forma a que o  assunto seja discutido no Parlamento. É essencial passarmos das palavras às ações. Perante o silêncio da FCT e da tutela do ministro Manuel Heitor, que ignoram a voz de uma das classes mais qualificadas do país, importa unirmo-nos para termos resultados.

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