Comunicados

Fórum Ensino Superior e Ciência 2022

No passado sábado, dia 28 de maio, teve lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a segunda edição do Fórum Ensino Superior e Ciência organizado pelo SNESup. 
Partimos do tema geral “Liberdade e Democracia” para promover o diálogo e o debate, com o intuito de identificar os problemas que é premente solucionar e as mudanças que são consideradas prioritárias no ensino superior e ciência.
O contributo dos participantes – docentes, investigadores, estudantes, políticos, empresários, representantes de universidades e politécnicos – permitiu-nos encontrar pontos de opinião diversos, mas também apurar consensos.

read more

Revista Ensino Superior – Pedido de contributos

Apelamos à colaboração de todos os docentes, investigadores e interessados no Ensino Superior e na Investigação, a quem solicitamos o envio de inéditos até ao dia 17 de junho para o próximo número da Revista com o tema O medo no Ensino Superior.

read more

SNESup propõe alterações ao OE

O SNESup enviou, esta semana, um documento com várias propostas de alteração ao Orçamento do Estado de 2022 para a Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República.
A atual versão do Orçamento de Estado de 2022, que se encontra em fase de discussão na Assembleia da República, mantém a tendência dos anteriores orçamentos de relegar o Ensino Superior e Ciência, ao ser atribuído um financiamento estatal insuficiente ao setor. Verifica-se que a verba disponível continua a ser insuficiente para pagar os atuais salários dos docentes e investigadores.

read more

Pedido de contributos – Regulamento da avaliação do desempenho e alteração do posicionamento remuneratório dos docentes em regime de contrato de trabalho que integram a carreira docente da Faculdade de Economia da UNL

O SNESup recebeu o texto com o Regulamento da avaliação do desempenho e alteração do posicionamento remuneratório dos docentes em regime de contrato de trabalho que integram a carreira docente da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa para audição sindical.

read more

Deliberação da reunião do CN de 30 de abril

Não têm faltado notícias sobre alegados comportamentos impróprios em instituições do ensino superior, que abarcam situações de assédio; irregularidades na avaliação de docentes e alunos; procedimentos concursais e de contratação pouco fiáveis; atos de intimidação daqueles que alertam para este tipo de situações e reclamam investigações e mudanças. Há um clima de medo e um ambiente propício à prepotência nas instituições do ensino superior.

read more

1º de Maio – Dia do Trabalhador

Nesta data comemorativa, dedicada aos trabalhadores, recordamos o direito ao trabalho digno no ensino superior e na ciência.
Há mais de uma década que o ensino superior e ciência é alvo do subfinanciamento estatal, situação que se reflete no dia a dia e nas carreiras dos investigadores e docentes. As contratações sem remuneração ou a baixo custo; a atribuição ilegal de mais horas de aulas do que as que estão previstas por lei, e a dificuldade de progredir de escalão remuneratório são alguns dos obstáculos com que se deparam.

read more

Reunião com nova equipa MCTES

O SNESup reuniu terça-feira com a nova equipa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Na reunião, em que estiveram presentes a ministra Elvira Fortunato e o secretário de estado do ensino superior Pedro Teixeira, pudemos constatar disponibilidade para auscultar as preocupações do SNESup sobre o trabalho de docentes e investigadores. Saudamos, também, a abertura que manifestaram para receber contributos com vista à resolução dos problemas que atingem o ensino superior e a ciência.

read more

Convocatória: Desfile 25 de Abril

Na próxima segunda-feira vamos comemorar juntos o 48º aniversário da Revolução do 25 de Abril sob o mote “Falta a Revolução no Ensino Superior e Ciência”!
É tempo de celebrar a liberdade e manifestar a nossa união pela melhoria das condições de trabalho no Ensino Superior e Ciência.

read more

Pandemia intensifica desigualdades na Academia

A pandemia de Covid 19 afetou-nos a todos, professores e investigadores, e forçou a alterações significativas no ensino superior e no sistema científico. Adaptámos metodologias de trabalho e reinventámos estratégias de ensino, de forma a assegurar a qualidade dos trabalhos científicos e os compromissos com os alunos. Exemplo de um dos grandes desafios deste período foi, sem dúvida, a transição abrupta para o ensino remoto de emergência.

read more
Share This