Recortes de Imprensa

Covid-19. Situação dos professores de risco do superior ainda não está resolvida

SNESup lembra que no caso do Ensino Superior, a decisão não é centralizada, cabendo a cada instituição no âmbito da sua autonomia, mas a pouco mais de duas semanas do arranque do ano letivo a questão ainda não está resolvida. “Temos visto que em algumas instituições é uma questão que origina tensão”, disse Gonçalo Leite Velho, relatando casos em que as instituições recusaram pedidos de teletrabalho a alguns docentes de risco.
DN/Lusa

read more

Contratação de docentes na Universidade Católica

Presidente do SNESup avisa que o corpo docente da Universidade Católica, onde se incluem os docentes para a nova licenciatura de Medicina, devem estar “devidamente contratulizados”. Em declarações à Antena 1, Gonçalo Velho alerta que a Universidade Católica tem vindo a contratar os seus professores através de contratos de docência, que na prática são recibos verdes, não respeitando a legislação laboral portuguesa.

read more

SNESup diz que recorde de candidatos é “boa notícia”

Presidente do SNESup diz à Antena 1 que o recorde do número de candidatos ao Superior “é uma boa notícia” que demonstra que “não há Ensino Superior a mais”. Existe, sim, um “défice de qualificações face aos restantes países da OCDE e da UE” sendo “muito importante que esta dinâmica de valorização de qualificação se possa estender, no futuro, aos adultos que não têm qualificação avançada” para que “possamos recuperar deste défice”.

read more

Ensino superior. Aumentam as candidaturas e as dificuldades de quem já lá está

“Vamos ter alunos que têm dificuldades porque terminaram um ano letivo em condições anómalas e que chegam agora ao ensino superior também em condições anómalas, onde estaria previsto que cadeiras fundamentais, nomeadamente cadeiras teóricas, não estariam a funcionar à distância, o que significa a incapacidade para resolver essas dificuldades de aprendizagem”, alertou ao i Gonçalo Leite Velho

read more

Candidaturas ao Ensino Superior

SNESup vê como positivo o aumento do número de candidatos ao Superior e diz que há agora uma maior pressão para a qualidade do ensino em contexto pandemia sendo este aumento uma enorme lição para os portugueses.Mas Gonçalo Velho alerta à TVI que se estas notas dos candidatos “forem simplesmente inflacionadas, vamos ter mais alunos, mas que sabem menos”.

read more

Aumento de candidatos comprova que não existe Ensino Superior a mais

O “número recorde” de candidatos mostra que existe no ensino superior uma “ampla margem de crescimento” do número de alunos. “Apesar de termos dado um grande salto na qualificação, ainda estamos muito atrás e precisamos de ter recordes como este para, de facto, conseguirmos vencer os desafios da qualificação”, considera o presidente do SNESup
Observador/Lusa

read more

Cinco mil docentes e investigadores excluídos da nova lei

A publicação da lei que prolonga os prazos dos contratos depois de 31 de julho exclui cerca de cinco mil docentes e investigadores, denuncia o SNESup. São docentes e investigadores que trabalharam após o fim do seu contrato sem qualquer remuneração, explicou Gonçalo Velho ao Porto Canal, frisando que esta é uma “situação inaceitável” e que pode levar ao aumento da emigração qualificada.

read more

Professores e investigadores precários

Presidente do SNESup diz à TSF que o PS tentou “adiar ao máximo” a aplicação do diploma que prolonga o prazo dos contratos por 90 dias, acabando por prejudicar carca de dez mil docentes e investigadores
TSF

read more
Share This