Recortes de Imprensa

Professores precários do ensino superior

Os professores precários do ensino superior poderão ver-se obrigados a trabalhar sem vínculo contratual a partir de 15 de junho, altura em que terminam os contratos a termo. De acordo com o sindicato são cerca de 11 mil os docentes nesta situação.
Lusa/TVI

read more

Docentes do Superior podem ter de concluir semestre sem contrato

SNESup alerta que há cerca de 11 mil os docentes do Ensino Superior cujos contratos terminam em 15 de junho, antes do final do ano letivo, e são renovados apenas em setembro. Para resolver a situação, o sindicato apresentou uma proposta de legislação a pedir o prolongamento por mais 90 dias dos prazos dos contratos a termo dos docentes e investigadores do Ensino Superior.
Lusa/Notícias ao Minuto

read more

A carga horária

“Qualquer reforma deve compreender os limites da coerção e a capacidade de persuasão. Sem mudar os regulamentos e a sua lógica, nada se conseguirá para o ensino superior”.
Público

read more

Aptidões além do Covid

“Como se demonstra nesta crise a necessidade de ontem não garante a necessidade do amanhã. E os países com maiores capacidades são aqueles que são capazes e têm ferramentas para se reinventar”.
Observador

read more

Só número residual de estudantes regressa às universidades

“Há situações muito díspares”, assegura o Snesup que culpa o ministro Manuel Heitor pela resposta “completamente descoordenada” das instituições. “É cada um por si”, alerta Gonçalo Velho, garantindo que há reitores que nos planos de regresso não preveem a distribuição de máscaras a docentes. A fatura da covid-19, estima o SNESup, pode ser de “milhares de euros” quanto à compra de máscaras mas atingir “milhões de euros” em perdas por propinas de estudantes estrangeiros ou projetos de investigação
Jornal de Notícias

read more

A fatura e o futuro

Não poderemos falhar às nossas instituições de Ensino Superior e Ciência. É o futuro que está em jogo, sem margem de erro.
Público online

read more
Share This