Recortes de Imprensa

Apoios do Governo devem ser estendidos ao Superior

Em declarações à rádio Observador, presidente do SNESup defende que os apoios do Governo, previstos no Plano de Recuperação e Resiliência, para a compra de computadores e material nas universidades deve ser estendido aos docentes e estudantes do ensino superior. “Há docentes e estudantes que têm em casa computadores obsoletos ou que vivem em zonas do país com pouca cobertura de internet”, alerta Mariana Gaio Alves.
Rádio Observador

read more

O insustentável silêncio da FCT

Precisamos duma FCT com visão estratégica que entenda que não é com comportamento erráticos e medidas avulsas que se fortalece um dos setores mais estratégicos em qualquer país que se diz democrático, diz Teresa Summavielle num artigo de opinião publicado no Observador.
Observador

read more

Sindicato critica pagamento irregular de 1,25 milhões a dirigentes do ensino superior

Professores do Ensino Superior olham com “preocupação” para o relatório do Tribunal de Contas, que revelou a atribuição irregular de 1,25 milhões a gestores das instituições, lembrando que há docentes há mais de uma década sem aumentos.”Vemos a avaliação do TdC aos suplementos remuneratórios como positiva, porque é importante haver transparência, mas os resultados do relatório geram muita preocupação”, defendeu Mariana Gaio Alves, presidente do SNESup, em declarações à Lusa.
RTP online/Lusa

read more

Sindicato exige ensino superior “justo” após pagamentos irregulares

Tribunal de Contas identificou irregularidades de 1,3 milhões de euros em subsídios pagos a gestores do Ensino Superior. “Vemos com muita preocupação esta situação. O Ensino Superior tem tido sempre, ao longo dos anos, orçamentos muito reduzidos que não permitem, por exemplo, regularizar situações do ponto de vista da progressão da carreira ou do pagamento das progressões remuneratórias em consequência da avaliação de desempenho”, lembra ao i Mariana Gaio Alves que exige a revisão do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, que tem mais de 30 anos.
Jornal i

read more

Presidente do SNESup: “Avaliações devem ser presenciais nem que tenham de ser recalendarizadas”

Mariana Alves Gaio diz ao Jornal Económico que o segundo semestre, que se inicia em fevereiro e março, dependendo da faculdade ou do politécnico, “deverá ser bem preparado” para evitar avanços e recuos futuros devido à pandemia. “O nosso alerta é no sentido de que não são só estas duas semanas, nem os exames que decorrem neste momento, é também a questão de pensar como vai ser o próximo semestre”, sublinha a presidente do SNESup, que defende que “as avaliações que estavam previstas para ser presenciais devem continuar presenciais, nem que tenham que ser recalendarizadas”.
Jornal Económico

read more

Associações de pais e professores aplaudem opção por “férias” escolares

No Ensino Superior, que se encontra em época de exames e avaliação, entre mudança de semestres, nem todas as universidades e politécnicos seguem a mesma opção. A presidente do Sindicato nacional do Ensino Superior, Mariana Gaio Alves, diz ao DN que a “tendência é continuar com aulas online” no segundo semestre alertando que em muitos cursos é imprescindível que as aulas sejam presenciais, por exemplo as laboratoriais.
Diário de Notícias

read more
Share This