As instalações de Lisboa, Porto e Coimbra encontram-se encerradas. Os serviços continuam assegurados através do contacto telefónico e correio eletrónico.

Dia Nacional do Estudante

No próximo domingo comemoramos o Dia Nacional do Estudante, data que evoca as lutas estudantis durante o regime do Estado Novo, na década de 60.
As Instituições de Ensino Superior são, historicamente, o bastião do pensamento crítico e da liberdade. É fundamental contar com a participação de todas e todos (estudantes, professores, investigadores e pessoal não docente) na vigilância pelos valores da democracia e da participação.
O Sindicato Nacional do Ensino Superior expressa o seu apoio à luta dos estudantes e solidariza-se com a manifestação organizada pelas associações e federações académicas contra o aumento do custo do alojamento estudantil.

Dia Internacional da Mulher

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Mulher, data instituída em 1975 pelas Nações Unidas. É fundamental lembrar as conquistas das mulheres ao longo das últimas décadas, entre as quais no Ensino Superior e Ciência e que nos orgulha, como o crescimento do número de diplomadas e doutoradas no Ensino Superior em Portugal.   
Há, no entanto, ainda um caminho a percorrer para atingirmos a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.  As disparidades de progressão profissionais e salariais entre os géneros são uma realidade que afeta também as carreiras das mulheres no Ensino Superior e Ciência.

Convite: Debate com partidos políticos

O Sindicato Nacional do Ensino Superior organiza no próximo dia 21 de fevereiro pelas 15h00, na FLUP, o debate “Ensino Superior e Ciência. Escolhas no Presente que Constroem Futuro”, com representantes dos partidos políticos candidatos ao círculo eleitoral pelo Porto.
O debate, que se pretende aberto e participativo, incidirá sobre as principais questões do ensino superior e ciência na atualidade e os desafios de futuro. Será, ainda, uma oportunidade para conhecer mais detalhadamente as propostas que cada partido está a preparar para o nosso setor.

Pela correção imediata do sistema de avaliação do desempenho

O Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública foi revisto, com impacto no mecanismo de avaliação dos funcionários de diversos serviços da administração pública. Agora, a discrepância entre a avaliação para a mudança de escalão dos docentes do ensino superior e investigadores das instituições públicas e os restantes trabalhadores em funções públicas é ainda maior e mais injusta.

Posições sobre revisão do ECIC e RPDIEESP

A direção do SNESup enviou esta terça-feira para o MCTES dois documentos com as posições do SNESup relativas às propostas para a Revisão do Estatuto de Carreira de Investigação Científica (ECIC) e para o Regime do Pessoal Docente e de Investigação dos Estabelecimentos de Ensino Superior Privados (RPDIEESP), que nos foram dados a conhecer em dezembro. As posições e princípios orientadores podem ser consultados na íntegra aqui.

Votos para o ano 2024 no ensino superior e ciência

Começado um novo ano, é o momento de expressar os votos para o ciclo que agora se inicia.
Sabemos que o ensino superior e a ciência não se esgotam nos desejos e aspirações de quem trabalha no setor. A ciência e o ensino são pilares da sociedade e todos são chamados a ter posição sobre estas atividades. No entanto, não é possível ter um sistema de ciência e ensino superior ao serviço do bem comum sem que as pessoas que nele trabalham sejam ouvidas e tidas em conta.

Share This