Pelas mulheres afegãs!

01/04/2023 | Comunicados, Destaque 3

Colegas,

O ano de 2022, no plano internacional, terminou com uma notícia que consternou o ensino superior e a ciência em todo o mundo: as mulheres afegãs estão impedidas pelo regime talibã de aceder à educação universitária, uma proibição decretada por tempo indeterminado. A direção do SNESup repudia veementemente a decisão do governo talibã e manifesta total solidariedade para com as mulheres e povo afegão.
 
A qualificação das populações e a participação das mulheres na vida académica, científica e laboral são fatores determinantes para a evolução social e económica de qualquer país. Aliás, a expansão do ensino superior e ciência nas últimas décadas, também se deve à participação em número crescente de mulheres como estudantes, cientistas e professoras em todo o mundo.
 
A proibição talibã é um atentado aos direitos das mulheres e traduz-se num retrocesso civilizacional que afetará todo o povo afegão.
 
Alertar e agir contra a violação de direitos humanos é um dever de todos nós. Partilhamos, por isso, a iniciativa da Amnistia Internacional com uma petição pelo FIM ÀS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS NO AFEGANISTÃO. Apelamos à participação!

Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
4 de janeiro de 2023

Share This