Petição pela valorização salarial no ensino superior e ciência

Colega,

Temos vindo a verificar e a alertar que a perda real de salário, para a esmagadora maioria dos investigadores e docentes do ensino superior público e privado, se agravou nos últimos meses num contexto de inflação crescente. A direção do SNESup fez as contas e concluímos que as perdas de poder de compra nas nossas carreiras, entre 2004 e 2023, atingem valores variáveis entre 22% e 27% dependendo do nível remuneratório.

Esta é uma situação preocupante e injusta. Somos dos profissionais mais qualificados da administração pública, mas também dos que vêm registando perdas de poder de compra mais acentuadas. Esta questão foi colocada em audiência com o MCTES, mas não foi valorizada e não registámos nenhuma intenção de a incluir no protocolo de negociação que foi proposto ao SNESup.

Por isso organizámos uma petição que visa recolher o número de assinaturas suficientes para que esta matéria seja discutida na Assembleia da República.

Com este documento deixamos claras as nossas reivindicações que visam corrigir esta injustiça:

– A urgente atualização do índice remuneratório de base (índice 100) das carreiras de docentes do ensino superior e da carreira de investigação científica que não acontece desde 2009 aquando da atualização transversal para toda a Administração Pública da Tabela Remuneratória Única, possibilitando a recuperação do poder de compra perdido no período 2004-2023;

– O respeito pelo equilíbrio entre, de um lado, tipo, duração e percentagem de contratação e, do outro lado, habilitações académicas e horas de trabalho em docência e investigação nas instituições de ensino superior e ciência públicas e privadas, valorizando a qualificação dos professores e investigadores. 

Apelamos a todas e todos que colaborem nesta iniciativa, com a sua assinatura, e apoiem partilhando o link da petição com colegas, familiares, amigos e outros interessados.

Petição: https://peticaopublica.com/?pi=PT115355

É através da união, do esforço de todas e todos, que conseguiremos melhorar as condições de trabalho e os níveis salariais.

Saudações Académicas e Sindicais,

A Direção do SNESup
14 de fevereiro de 2023

Share This