UTAD

01/29/2024 | Comunicados

Colegas,

No passado dia 12 de janeiro a direção do SNESup representada por Raul Santos Jorge e José Moreira reuniu com o Reitor da UTAD, Emídio Ferreira dos Santos, que se fez acompanhar dos Vice-Reitores Luís Ramos e Jorge Cardoso, bem como do administrador da UTAD Jorge Gomes.
Na referida reunião foi discutido o documento que os associados e demais docentes fizeram chegar ao Conselho Geral, por intermediação do SNESup.

Dos diversos pontos discutidos em ambiente de aberta cordialidade, destacamos a avaliação de desempenho de docentes e investigadores e a contratação de investigadores como técnicos superiores.

No que respeitou à avaliação do desempenho, o SNESup deu conta do descontentamento de docentes e investigadores com o processo e os seus resultados e o Sr. Reitor deu nota do processo de construção de um novo regulamento de avaliação do desempenho a cargo de uma comissão de docentes membros do Conselho Geral da UTAD. As duas partes convergiram na necessidade de ver alterado o quadro legal que condiciona a progressão horizontal limitada pela exigência de seis menções máximas consecutivas.

O SNESup expressou a sua enorme preocupação com o facto de ter conhecimento da contratação a termo de pessoas que desenvolvem tarefas próprias da investigação científica como técnicos superiores. Apontamos a ilegalidade da situação e dos enormes prejuízos que tal prática traz para os investigadores, nomeadamente nos processos de acesso à carreira de investigação. O Sr. Reitor e a sua equipa afirmaram não ter conhecimento, nem intervenção em tais práticas, já que todo o eventual processo de contratação decorre no seio das Unidades de Investigação e Desenvolvimento.

Terminada a reunião com a equipa reitoral teve o SNESup, e o seu delegado sindical, ocasião para reunir com diversos docentes e investigadores da UTAD. Nesta, demos conta da informação trocada com a Reitoria, e trocamos impressões com as pessoas presentes sobre a realidade laboral da UTAD.

Continuaremos atentos e à disposição dos e das colegas da UTAD.

 
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup

29 de janeiro 2024

Share This