Carta para deputados da AR

10/07/2024 | Comunicados

Colegas,

A petição promovida pelo SNESup e que teve o apoio inexcedível dos sócios e comunidade académica e científica “Pela valorização dos salários de investigadores e professores do ensino superior”  vai finalmente ser discutida no plenário da Assembleia da República, agendada para dia 11 de outubro, próxima sexta-feira, às 10:00. É possível acompanhar o debate através do Canal Parlamento.   

Gostaríamos de contar, mais uma vez, com a vossa participação e empenho, para que os deputados e decisores compreendam a urgência e a importância de corrigir as iniquidades de que as carreiras dos docentes e investigadores estão a ser alvo, entre as quais, a perda do poder de compra que a esmagadora maioria dos colegas está a sentir e que já atinge 30% desde 2004. Para este efeito apelamos a que escrevam aos diferentes grupos parlamentares e aos deputados dos vossos círculos eleitorais a manifestar preocupação e a pedir ação em favor dos objetivos da petição. Abaixo encontram uma sugestão de texto que podem adaptar e utilizar e os contactos.

Juntos somos mais fortes!

Saudações académicas e sindicais
7 de outubro 2024
 

Carta:
Assunto: Pela valorização dos salários de investigadores e professores do ensino superior

Exmos.(as) Senhores (as) deputados (as),

Chamo-me —– e sou professor (a) universitário/ politécnico/ investigador científico.

Na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro, pela 10:00, os senhores e as senhoras deputadas vão apreciar e debater uma iniciativa, apoiada de forma expressiva pelos docentes do ensino superior e investigadores, que pede a correção da trajetória de desvalorização das nossas carreiras e salários que dura há 20 anos. 

O trabalho de docência no ensino superior e da investigação científica são unanimemente reconhecidos pela generalidade da sociedade portuguesa. A ciência e o ensino superior têm evoluído de forma exponencial na quantidade e qualidade dos serviços que prestam, tanto à comunidade nacional como à comunidade internacional.

O que reivindicamos é que este reconhecimento alargado se traduza na melhoria das condições laborais e na valorização e atratividade das nossas carreiras.
 
Conto com o seu apoio.

Com os melhores cumprimentos

Assinatura
 

Contactos dos Grupos parlamentares:
gp_psd@psd.parlamento.pt
gp_ps@ps.parlamento.pt
gabinete@ch.parlamento.pt
gabinete@il.parlamento.pt
bloco.esquerda@be.parlamento.pt
gp_pcp@pcp.parlamento.pt
livre@l.parlamento.pt
gabinete@cds.parlamento.pt
pan.correio@pan.parlamento.pt

contactos dos deputados por círculo eleitoral: Deputados_EF (parlamento.pt)

Share This