Recortes de Imprensa

Jornal do meio dia (24-08-2025)

É melhorar as condições de trabalho dos docentes e investigadores, nomeadamente a nível remuneratório. Esta é uma das profissões que mais perdeu poder de compra. Nos últimos 20 anos, os docentes e investigadores perderam mais de 25% do poder de compra, já corrigida a inflação. É uma situação muito grave. Declarações de José Moreira.
Rádio Observador

read more

Ensino Superior: Sindicato defende incentivos à fixação de alunos no interior

Para este sindicato, um dos problemas mais graves é a diminuição de alunos em instituições de ensino situadas no interior do país. “São sempre as que sofrem mais na captação de alunos”, apontou José Moreira, acrescentando que, “provavelmente, uma das coisas que haveria que repensar seria a atribuição de incentivos à fixação de alunos nas instituições do interior”.
Rádio Renascença/ Lusa

read more

Privados querem mais liberdade, politécnicos outras regras para eleger reitores

O SNESup concorda com a eleição direta do Reitor, mas propõe mudanças. “Terá de ser eliminada a possibilidade de os conselhos gerais tutelarem a escolha de candidatos à eleição para reitor. “E para efeitos de apuramento dos resultados eleitorais defende uma ponderação de 60% para docentes e investigadores, 30% para os estudantes e 10% para o pessoal técnico e administrativo, não contemplando os ex-alunos.
Público

read more
Share This